segunda-feira, 7 de abril de 2014

Grammar Explanation - THE VERB TO BE

5-O VERBO SER/ESTAR / THE VERB TO BE
Queremos salientar, logo de início, que, além dos significados básicos de ser e estar, o verbo to be é muito usado no sentido de ficar (tornar-se).
 john is my friend.
O John é meu amigo.

 They are American actors.
Eles são atores (norte- )americanos.

It was raining yesterday;
Estava chovendo ontem.

Peter and Susan were in a hurry.
O Peter e a Susan estavam com pressa.

They will be at the club. Eles estarão no clube.

Mary was upset when she heard the news.
Mary ficou contrariada quando ouviu a notícia. (não esteve ou estava, nem foi ou era)

Your father will be very happy if you pass the exam.
Seu pai ficará muito contente se você passar no exame. (não será nem estará)


I would be very grateful to you. Eu lhe ficaria muito grato. (não seria ou estaria)

Insistimos nesse emprego do verbo to be porque a maioria das pessoas que aprendem inglês costuma associar o to be apenas com ser e estar, jamais com ficar.
Mas vamos ao verbo to be, em seus tempos simples, na forma afirmativa (afirmative form), na negativa (negative form) e na interrogativa (interrogative form), e em suas formas nominais.



Simple Present -Presente







Afirmativo




Forma sem contração

Forma contraida


Tradução

I am

I'm



Eu sou/estou
You are

You're


Você é/está(Tu és/estás
He/She/It is

He's/She's/It's


Etc.


We/You/They are

We's/You're/They're







Negativo






I am not


I'm not


Eu não sou/estou


    You


You're no

Você não é/está


  are not


(You aren't)

(Tu não és/estás)


He/She/It

He's not/She's not


Etc.


      not


(He/She/It isn't





We/You/They

We're not/You're not




are not


They're not








We/You/They aren't







Interrogativa





Am I ?


(Não se faz

Eu sou/estou?


Are  you ?

a contração)

Você é/está? (Tu és/estás?)

Is he/she/it?





Etc.


Are we/you/they?








Alex is in the kitchen.
O Alex está na cozinha.

What is he doing?
O que ele está fazendo?

 He is drinking a glass of water.
Ele está bebendo um copo de água.

Is he thirsty?
Ele está com sede?


SIMPLE PAST-PRETÉRITO PERFEITO/IMPERFEITO

Forma sem contração
Forma contraída
Tradução

Afirmativa

I was

Eu era/estava
You were
(Não se faz contração)
Você era/estava
He/She/It was

Etc.
We/You/They were



NEGATIVA

I was not
I wasn't
Eu não era/estava
You were not
You weren't
Você não era/estava
He/She/It was not
He/She/It wasn't
Etc.
We/You/They were not
We/You/They weren't


INTERROGATIVA

Was I?

Eu era/estava?
Where you?
(Não se faz contração)
Você era/estava?
Was he/she/it?

Etc.
Where we/you/they?


Observação: Já que o simple past corresponde ao nosso pretérito perfeito e ao imperfeito, consequentemente I toas, you were, he tuas etc. significam também eu fui, você foi (tu foste), ele foi etc. Como saber, então, qual dos dois tempos está sendo usado ou mentalizado, em inglês? Analisando qual dos dois, no contexto, faz mais sentido.

I was tired last night.
Eu estava cansado ontem à noite.

They were in the kitchen. Eles estavam na cozinha.

Mr Castro was the president of our club.
O sr, Castro era o presidente de nosso clube.

lt was the most important decision of my career.
Foi a decisão mais importante da minha carreira.


SIMPLE FUTURE-FUTURO DO PRESENTE
forma sem contração
Forma contraída
Tradução

AFIRMATIVA

I/You will be
I'II/You'II be
Eu serei/estarei/


Você será/estará
He/She/it will be
He'll/She'll/It'll be
Etc.
We/You/They will be


NEGATIVA

I/You will not be
I'II/You'II not be(I/You won'tbe)
Eu não serei/estarei/


Você não será/estará
He/She/It will not be
He'll/She'll/It'll not be(He/she/
Etc.

It won't be

We/You/They will not be
We'll/You'll/They'll not be(We/


You/They won't be)


INTERROGATIVA

will I/You be?

Eu serei/estarei?/


Você será/estará?
Will he/she/it be?
(Não se faz a contração)
Etc.
Will we/you/they be?




Will you be at home tomorrow morning? 
Você estará em casa amanhã de manhã?

Yes, I will. Sim, estarei.

Then, I will be there at eight 0' clock. Então, estarei lá às oito horas.

Observação: No inglês britânico, emprega-se shall em vez de will na 1ª  pessoa do singular e na 1ª pessoa do plural: I shall, we shall, I shall not (shan't), we shall not (shan't) etc.


CONDITIONAL-FUTURO DO PRETÉRITO

Forma sem contração
Forma contraída
Tradução

Afirmativa

I/You would be
I'd/You'd be
Eu seria/estaria/


Você seria/estaria
He/She/It would be
He'd/She'd/It'd be
Etc.
We/You/They would be
We'd/You'd/They'd be

Negativa

I/You would not be
I'd/You wouldn't be
Eu não seria/estaria/


Você não seria/estaria
He/She/It would not be
He/She/It would't be
Etc.
We/You/They would not be
We/You/They would't be


Interrogativa

Would I/you be?

Eu seria/estaria?/

(Não se faz contração)
Você seria/estaria?
Would he/she/it be?

Etc.
Would we/you/they be?

I would be very happy if I won the loftery.
Eu ficaria muito feliz se ganhasse na loteria.

She wouldn 't be so tired if she didn 't work; so.hard:
cansada se trabalhasse menos.

VERBALS-FORMAS NOMINAIS
GERÚNDIO
being
sendo/estando
PARTICÍPIO
been
sido/estado
IMPERATIVO
be!
seja!, sede!, sejam!/esteja! Estejam!

Resta salientar que o verbo to be é utilizado na formação das locuções verbais ( progressive tenses) e da voz passiva ( passive voice). Portanto, é importante estar familiarizado com esse verbo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário